comercial@prontoseguranca.com.br (21) 3031-4000 (21) 97035-5978

Dicas

Como evitar assaltos a condomínios

A maior parte das invasões a condomínios se dá pela portaria de pedestres, por falta de procedimentos corretos de segurança. É preciso muita atenção quanto aos procedimentos abaixo:

Ao atender visitantes, o portão somente pode ser aberto após:

  • • Avisar o morador e obter sua autorização;
  • • Na dúvida, solicitar ao morador para vir identificar tal visitante, mantendo-o ainda do lado de fora.

No caso de entrega de encomendas:

  • • Avisar o condômino e solicite sua presença na portaria;
  • • Na ausência do condômino, receber e guardar para, posteriormente, ser retirado por um morador ou entregue por um funcionário;
  • • Jamais permita que o entregador leve pessoalmente a encomenda.

Prestadores de serviços:

  • • Avisar o condômino e só abrir a porta mediante autorização do morador.
  • • Depois que entrar, pedir crachá com foto e anotar os dados de seus documentos
  • • Se for prestador de serviço para o condomínio, só abrir a porta depois de autorizado pelo zelador.
  • • Também deve-se pedir o crachá e anotar os dados.

Em caso de obras no condomínio, só permitir o acesso de funcionários listados pela empreiteira, portando crachá com foto. Em caso de dúvida, chamar o zelador.

Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, manter as entradas do edifício fechadas.

Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão após verificar se não há suspeitos próximos.

Não devem aceitar a guarda de chaves das unidades e dos automóveis dos moradores.

Não comentar sobre a vida pessoal dos condôminos, como horários em que podem ser encontrados e outras informações.

Dica 1 – Invista num sistema de segurança

A tecnologia está sempre a favor da segurança do homem nesses sistemas, então o ideal é investir parte do seu dinheiro na sua segurança. Existem métodos que envolvem alarmes, câmeras, centrais de monitoramento, métodos biométricos, entre outros, basta você pesquisar conosco qual seria o sistema mais confiável que podemos sugerir para a sua necessidade.

Dica 2 – Cuide da estética da casa

Casas descuidadas dão a atender que não possuem ninguém ali e chamam a atenção para uma possível invasão e roubo, portanto deixar a casa esteticamente bonita e agradável do lado de fora também é importante. Aparar a grama, pintar os muros, portões sem ferrugem, calçada limpa, entre outros detalhes como esses fazem a diferença para um infrator da lei.

Evite acumular também correspondências na caixa de correio, pois ladrões também observam e interpretam como se a família que mora na casa tenha viajado ou não esteja ali há muito tempo. Caso realmente viaje, peça para seu vizinho recolher para você sempre que possível.

Dica 3 – Luzes

Tenha muito cuidado com toda a iluminação de onde você mora. Se for de casas, não deixe as luzes acesas durante o dia! A maioria das pessoas que saem pela manhã e vão voltar à noite, deixam as luzes acesas para facilitar enxergar o caminho quando voltarem, mas ladrões sabem que ninguém utiliza luz pela manhã então interpretam que a casa esteja vazia.

Em condomínios e prédios fechados, sempre acender as luzes do estacionamento, corredores e escadas quando anoitecer, pois isso é sinal de que há alguém no prédio. Um edifício escuro é sinal de todos estão ausentes e todos os apartamentos vulneráveis aos ladrões.

Dica 4 – Objetos importantes à vista

Essa dica serve para casas ou apartamentos de baixo andar. Nunca deixe objetos importantes como notebooks, tablets, carteiras, celulares, documentos, dinheiro, entre outros, perto de janelas e de fácil alcance. O ladrão pode arrombar uma janela sua e já dá de cara com um de seus bens valiosos que o chamam interesse, o roubo acontecerá na certa.

Em apartamentos também, pois tudo é possível para um ladrão escalar e se pendurar pela janela alcançando o objeto, sem mesmo entrar. Cuidado com esses detalhes!

Dica 5 – Portões de condomínio

Geralmente todo condomínio conta com dois portões para entrada ou saída que são um de acesso ao prédio externo (áreas, estacionamento, etc.) e o portão para acesso à parte interna do prédio, os quais ambos são controlados por botões próximos ao portão interno. Cuidado quando for sair e apertar os dois botões para os dois portões abrirem, pois dá tempo de alguém entrar pelo portão de fora e render você.

Portanto, o ideal é abrir o primeiro portão com o botão e o segundo ser aberto com sua chave, assim dá tempo de ver qualquer movimento estranho lá fora, fazendo você não abri-lo caso positivo.

Dica 6 – Bom relacionamento com a vizinhança

Tenha sempre boas companhias ao seu lado, seja em vizinhança entre casas ou apartamentos. É importante esse bom relacionamento para quando você for viajar, avisar ao vizinho sobre isso de modo que qualquer movimento ao lado o vizinho estranhe e ligue imediatamente para polícia; eles também podem receber encomendas suas; recolher suas correspondências; entre outras tarefas simples de vigilância.

DICAS DE SEGURANÇA PARA QUEM VAI VIAJAR

Férias é uma época esperada por muitos para viajar e descansar, mas também é um momento em que muitos moradores do condomínio deixam suas unidades vazias e fechadas por um período longo de tempo.

Justamente por isso, medidas de segurança não devem ser esquecidas. Elas não incluem somente maneiras de evitar que a unidade e o condomínio sejam assaltados, mas também pequenas coisas que podem virar grandes transtornos.

Confira esses cuidados abaixo e boa viagem!

  1. Avise somente ao síndico ou zelador que vai viajar e, se deixar a chave com alguém que irá ao apartamento no período, comunique-os também.
  2. Não deixe a chave do apartamento na portaria. Se acontecer algum incidente, ela pode ir parar nas mãos de assaltantes.
  3. Feche todas as janelas e tranque a porta da sua unidade.
  4. Desligue o gás e certifique-se que todas as torneiras estão fechadas, assim como objetos eletrônicos desligados da tomada.
  5. Se a empregada doméstica for trabalhar no período, repasse a ela as informações e cuidados, e deixe a portaria devidamente informada.
  6. Procure não comentar na rua, no condomínio e perto de estranhos que vai viajar.
  7. Deixe com alguém da administração ou zelador um telefone para emergências. Lembre-se que esses são profissionais de confiança, o que não significa que todos os outros também sejam.